segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Temperaturas de Janeiro de 2009 (satélites)

Desde 1979 os satélites da NOAA transportam instrumentos que medem a radiação térmica natural das microondas emitidas pelo oxigénio atmosférico.

Todos os meses, John Christy e Roy Spencer actualizam a base de dados. Esta representa uma reconstrução das leituras de temperaturas recolhidas ao longo de todo o ano de um total de onze instrumentos de medida instalados em outros tantos satélites.

A partir de 2008, o instrumento mais estável para esta monitorização é o Advanced Microwave Sounding Unit (AMSU-A) no satélite Aqua da NASA.

O gráfico abaixo representa a actualização mais recente. As actualizações são feitas normalmente na primeira semana de cada mês.

A curva de tendência é do tipo polinomial de quarta ordem que ajusta os dados, alisando ou suavizando a grande variabilidade mensal dos dados e ajuda a revelar a tendência.

Não existe nenhuma justificação para que dessa curva se possa tirar alguma conclusão quanto à previsão do que vai acontecer nos próximos meses ou anos.

As anomalias das temperaturas em Janeiro de 2009 foram as seguintes, comparando-as com as de Dezembro de 2008:

Dezembro 2008: 0,05 (global) 0,18 (HN) -0,08 (HS)
Janeiro de 2009: 0,31 (global) 0,44 (HN) 0,16 (HS)

onde: HN – Hemisfério Norte; HS – Hemisfério Sul.

Poder-se-ia concluir, paradoxalmente, que o globo aqueceu em Janeiro de 2009, especialmente no seu Hemisfério Norte. E dizemos paradoxalmente, porque o mau tempo e as tempestades de neve verificadas no HN levantam um grande ponto de interrogação relativamente à última temperatura observada pelos satélites.

Será, pois, necessário esperar pela chegada de mais dados para verificar a bondade dos valores agora recolhidos e fazer o alisamento com a função polinomial. Aguarda-se ainda a disponibilidade do mapa de Janeiro de 2009 fornecido pela UAH no seu sítio web http://climate.uah.edu/dec2008.htm.

A Fig. 158 traduz os resultados acabados de referir a nível global.