quarta-feira, dezembro 10, 2008

Protocolo de Kyoto é inútil

Luiz Carlos Baldicero Molion
Instituto de Ciências Atmosféricas, Universidade Federal de Alagoas
Cidade Universitária - 57.072-970 Maceió, Alagoas - BRASIL
email: molion@radar.ufal.br
____________

É amplamente aceito que a concentração de dióxido de carbono (CO2 ) global passou de 280 ppmv na era pré-industrial para os atuais 380 ppmv, um aumento de 35 % em sua concentração nos últimos 150 anos que está sendo atribuído às atividades humanas, particularmente à queima de combustíveis fósseis e de florestas tropicais, incluída a Amazônia.

Simultaneamente, ao longo desse período, foi observado um aumento da temperatura média global, entre 0,4 e 0,7 ºC, que teria sido causado pelo aumento da concentração de CO2 , segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em Inglês).

O processo físico responsável pelo aumento observado seria a intensificação do efeito-estufa, já que o CO2 é um dos gases, porém não o mais importante, que compõem do efeito-estufa. O IPCC produziu cenários hipotéticos de CO2, com sua concentração dobrada com relação à era pré-industrial, que foram utilizados para simular o clima futuro em modelos de computador.

Os resultados dessas simulações sugeriram que poderá haver um aumento da temperatura média global entre 2 e 4,5 ºC. Os efeitos desse aumento de temperatura seriam catastróficos! Uma das conseqüências seria a elevação dos níveis dos mares entre vinte e sessenta centímetros que, dentre outros impactos sociais, forçaria a relocação dos 60 % da Humanidade que vivem em regiões costeiras.

Não há, entretanto, comprovação científica que o CO2 armazenado na atmosfera, ao longo desses 150 anos, seja originário de emissões antrópicas ou mesmo que seu aumento tenha causado o aumento da temperatura global.

Análises de testemunhos climáticos, como os cilindros de gelo da Antártica, indicaram que a temperatura global já esteve mais elevada em épocas passadas, porém as concentrações de CO2 não ultrapassaram 300 ppmv.

E observações dos últimos 10 anos mostraram que a temperatura média global diminuiu, embora a concentração de CO2 continue aumentando! Há argumentos fortes que demonstram que o aumento da temperatura antecede o de CO2 e não o contrário, tornando o aquecimento global antropogênico questionável.

Em 1997, a Conferência das Nações Unidas em Kyoto, Japão, adotou um protocolo, pelo qual os países industrializados deverão reduzir suas emissões de gases de efeito-estufa, em pelo menos 5 % em relação aos níveis de 1990, entre 2008 e 2012.

Na Conferência foi criado um instrumento denominado de mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL), pelo qual esses países poderão investir em projetos de redução de carbono atmosférico de países emergentes, e contabilizá-los como redução de suas próprias emissões.

Isso inclui projetos de reflorestamentos de áreas degradadas em florestas tropicais, pois plantas removem carbono da atmosfera ao crescer, fixando-o na biomassa.

A Conferência, porém, não considerou o seqüestro de carbono por florestas nativas como um MDL, pois essas, por hipótese, estariam em equilíbrio dinâmico, ou seja, o carbono retirado da atmosfera pela fotossíntese seria re-emitido pela respiração da vegetação e dos microorganismos em seus solos.

Porém, em 1988, muito antes desse evento, este autor mostrou, utilizando medições na Amazônia Central, que a Floresta estaria seqüestrando cerca de 2 toneladas de carbono por hectare por ano que, se generalizados para sua área de cobertura (550 milhões de hectares), corresponderia a uma absorção de 1,2 bilhões de toneladas de carbono por ano (GtC/a).

Medições posteriores comprovaram que a Amazônia seqüestra entre 0,6 e 2,5 GtC/a, dependendo da variabilidade interanual do clima. A hipótese de a floresta estar em equilíbrio não se justifica, pois ela sofre renovações devido à constante destruição natural causada por temporais violentos, em que rajadas de vento excedem 100 km/h.

Como os solos são pobres, a Floresta tem mais de 80 % de seu sistema radicular praticamente na superfície para absorver os nutrientes liberados da serrapilheira pela atividade microbiana, uma fantástica estratégia de sobrevivência.

As grandes árvores praticamente não têm sustentação radicular e tombam à ação dos ventos fortes, levando consigo centenas de outras, num efeito dominó, e abrindo espaços na copa principal, muitas vezes superiores a mil hectares, nos quais a vegetação, anteriormente sombreada pela copa principal, passa a fazer fotossíntese e crescer aceleradamente.

Parte do carbono das árvores derrubadas é incorporada aos solos e não retorna à atmosfera. Conservando a Floresta Amazônica, o Brasil está, sim, contribuindo para minimizar o incremento de CO2 atmosférico, se é que esse gás continuará a aumentar.

Essa discussão é meramente acadêmica, já que o Protocolo de Kyoto é inútil sob o ponto de vista da variação do efeito-estufa. A emissão antrópica total nos dias de hoje é igual a 6 GtC/a e 5 % de redução corresponderia a um fluxo de 0,3 GtC/a.

Ora, os fluxos naturais de carbono dos oceanos, vegetação e solos para a atmosfera foram estimados em cerca de 200 GtC/a. Como são estimativas, um erro de 10 % seria perfeitamente aceitável, o que corresponderia a um fluxo de 20GtC/a, três vezes as emissões atuais e 70 vezes a proposição de Kyoto.

No entanto, plantar árvores, reflorestar áreas desmatadas, é uma ação altamente benéfica para a conservação ambiental. A cobertura vegetal, dentre outros benefícios, protege os solos contra erosão da chuva e dos ventos, diminui o assoreamento dos rios, preserva a qualidade da água e da vida aquática.

A evapotranspiração das árvores, por sua vez, consome grandes quantidades de calor e ajuda a refrigerar o ar próximo à superfície. A conservação ambiental é uma necessidade de sobrevivência da Humanidade, independente de mudanças climáticas, quer seja aquecimento ou resfriamento global.
____________

Este artigo foi gentilmente oferecido pelo Prof. Doutor Luiz Carlos Baldicero Molion para publicação no MC.