quarta-feira, novembro 28, 2007

BD do Brasil

A propósito da BD publicada no dia 25 de Novembro de 2007, o leitor brasileiro Rómulo Lima evocou o facto de muito antes ter enviado para o MC duas caricaturas que, até hoje, não mereceram publicação.

A dificuldade de publicação situava-se na qualidade da imagem que se conseguia reproduzir com os meios técnicos disponíveis. Finalmente, chegámos a acordo quanto à publicação da Fig. RL1.

Este leitor escreveu um artigo para o curso de doutorado (designação brasileira) sobre alterações climáticas. O orientador da tese é um colaborador do IPCC. O Rómulo considera o seu orientador bastante acessível e equilibrado.

«Ainda não defendi minha tese de Doutorado em planejamento energético. Será no final de 2008. Passei no exame de qualificação. No dia 6 de Dezembro de 2007 vou defender o projeto de tese.» – escreveu Rómulo Lima.

Acrescentou: «Não falarei sobre efeito estufa, espero!» Estudou muito e acabou por ser aprovado no exame de qualificação. Participou seguidamente no "1º Congresso do Meio Ambiente do Abastecimento".

Nesse Congresso apresentou um poster intitulado «Pode o homem interferir nas Mudanças Climáticas? – A importância do CO2 neste processo». No poster estavam duas caricaturas (Fig. RL1) em que se vê o minúsculo CO2 antropogénico a ser acusado. Ao lado dele aparecem efectivos culpados.

O poster, durante o Congresso, despertou a atenção dos participantes que pela primeira vez tomaram conhecimento que o CO2 antropogénico é, realmente, um infinitamente pequeno neste processo, tal como concluiu o Rómulo durante a investigação.

Correcção: Acrescentou-se a palavra "antropogénico" a seguir ao "CO2".