domingo, julho 29, 2007

Estações meteorológicas

O leitor FVG – a quem se agradece – forneceu o link da página web surfacestations.org que mostra imagens de muitas estações meteorológicas espalhadas, nomeadamente, nos EUA.

Escolheu-se a da Fig. BC4 como exemplo do estado de degradação atingido por algumas delas. Claro que existem outras mais modernas. Mas a da figura, como outras do género, fornece leituras que são consideradas na estimativa da temperatura média global (Tmg).

As leituras destas estações em estado degradado não entram directamente no cálculo da média. Servem de entrada ao algoritmo (sistema de fórmulas matemáticas) que corrige os valores lidos.

Por esse motivo se diz que a Tmg representa um valor corrigido, construído ou reconstruído. Pena é que não seja público nem a base de dados nem o algoritmo para se poderem reproduzir os valores anunciados pelo IPCC.

Os leitores podem explorar o sítio web e verificar noutras estações meteorológicas como evoluiram as respectivas temperaturas, normalmente a subir. As correcções acima referidas têm em consideração o fenómeno designado por "ilhas de calor urbano".