quarta-feira, julho 11, 2007

Estado de emergência

Um leitor enviou-nos uma notícia da BBC News de 7 de Junho de 2007. Já então se descrevia a situação dramática vivida no Peru. De tal modo que o governo peruano já tinha declarado o estado de emergência.

Começa a notícia por referir temperaturas negativas (sub-zero) que originaram o estado de emergência. Termina com a frase «Scientists say the unseasonable droughts, heavy rains and frosts are due to climate change

Por aqui se vê o nível de intoxicação dos media. Para eles “climate change” é sinónimo de “global warming”. Misturam-se cheias (que podem suceder após o degelo) e chuvadas com a queda de neve e fornece-se uma “prova” do "aquecimento global" fabricada por “cientistas” (quais?).

Mas, Eureka!, a BBC News de 10 de Julho de 2007 já não consegue esconder (o que é feito dos media portugueses?) a situação actual na Argentina, na Bolívia e no Chile.

Racionamento de energia – como diz a notícia – num País que também vai a caminho do desenvolvimento sustentável é difícil de imaginar. Desta vez, a BBC News já não fala nas “alterações climáticas”. Vá lá, vá lá.

Salienta-se o facto de o último nevão, em Buenos Aires, ter sido em 1928. Anteriormente, também nevou no dia 22 de Junho de 1918, durante a fase fria dos anos 20. Esta queda de neve inspirou o tango escrito por J. Bardi que o baptizou de "Que noite!".

Alguns telhados argentinos desabaram com o peso da neve. Não foram construídos para resistir à queda e acumulação de neve. No dia da Indepedência da Argentina, 9 de Julho de 2007, o Presidente, em Tucumán, discursou com a neve a cair intensamente.

A parada militar realizou-se debaixo de um forte nevão. Os saxofones da banda militar ficaram entupidos com a entrada da neve nos instrumentos. Os tambores deixaram de se fazer ouvir quando a neve cobriu as tampas de percussão.

P.S. O texto foi acrescentado a partir do parágrafo «Salienta-se o facto...»