segunda-feira, julho 09, 2007

SOS Terra

Mensagem enviada hoje, dia 9 de Julho de 2007, ao sr. Provedor do telespectador da Rádio Televisão Portuguesa:

«Exmo. Sr. Provedor

Venho referir-me ao programa da sra. Maria Elisa “SOS Terra” que passou esta madrugada, com início próximo da meia-noite. Mais uma vez, a RTP, como órgão de comunicação social pago pelo público através dos seus impostos, falhou na sua missão de informar.

Não sendo um especialista de media, tenho a noção que o objectivo do jornalismo é o de servir a verdade. Esta alcança-se, nomeadamente, por meio do contraditório. A utilidade pública deve servir a verdade.

O jornalismo deve ser fiel da verdade e para a alcançar deve ter consciência de que podem existir várias versões sobre um mesmo assunto. Por isso, deve ouvi-las para informar e não cingir-se a apenas uma versão com a possibilidade de desinformar.

Neste caso concreto, a sra. Maria Elisa ainda falou na existência de um documentário que rebate a tosca pantomina do Al Gore. Talvez se referisse ao «The great global warming swindle».

Enquanto este é apresentado por cientistas, a inverdade conveniente de Al Gore é apresentado por um político oportunista e ignorante quanto à ciência, em geral, e à climatologia, em particular.

O documentário oposto à pantomina de Al Gore passou em estações de televisão do Reino Unido, donde é oriundo, da Suécia, da Dinamarca, da Finlândia, da Austrália, da Nova Zelândia, etc. Não passou, ainda, nos Estados Unidos da América, país do autor da pantomina que é rebatida neste documentário.

Pergunto: - por que razão não passou na RTP? Já não faço a mesma pergunta relativamente à SIC e à TVI porque estas têm missões diferentes da RTP. [É lamentável que estas estações – aparentemente, de utilidade pública – não divulguem também o “swindle” , a revelar que nesta matéria se estão a cimentar posições de puro receio em afrontar o “politicamente correcto”.]

Agora, voltando ao programa da sra. Maria Elisa. Pelos vistos, ela tem a noção de que existe uma versão diferente da que foi, mais uma vez, apresentada na RTP. Então, por que razão não convidou alguém com a noção de que a RTP continua a desinformar a opinião pública portuguesa em matéria de “alterações climáticas” e “aquecimento global”?

Lá esteve mais uma vez o sr. Filipe Duarte Santos que em matéria de Ciência representa, em Portugal, o mesmo papel que Lissenko representou na ex-URSS. Ou, em Portugal, representa em Ciência o mesmo papel que Alves dos Reis representou em Finanças.

Aguardando que a RTP passe, nesta matéria, a informar correctamente, com os meus devidos respeitos, sou»

O programa “SOS Terra” veio no rescaldo da grande orquestração do “Live Earth” regida pelo maestro Al Gore. A RTP também gastou tempo e dinheiro dos contribuintes no apoio desta campanha de doutrinação.