domingo, janeiro 21, 2007

Vestígios de aquecimento

No simpósio de Estocolmo, coube a Hans von Storch a apresentação da comunicação «Detection with or without hockey stick». Hans fala muito depressa. Com um sorriso nos lábios, à semelhança de Fred Singer.

Prof. da Universidade de Hamburgo, e director do Institute of Coastal Research at the GKSS, foi colaborador do IPCC. Actualmente está afastado desta participação mas não critica, em público, o IPCC.

A sua grande especialidade é a meteorologia e climatologia estatística. É neste domínio que encontra vestígios de aquecimento global. São as anomalias detectadas nas estatísticas climáticas que levam Hans von Storch a esta conclusão.

Hans é um «warmer» muito especial. É um cientista que critica insistentemente o alarmismo (vide EXAGGERATED SCIENCE). Daí que alguns «skeptics» digam que von Storch é o menos mau dos «warmers».

Os «warmers» olham-no de soslaio. Condena excessos de filmes como «The Day After Tomorrow» (O dia depois de amanhã). Mas não concorda com a publicação de livros como o «State of Fear» (Estado de Medo), de Michael Crichton.

Hans foi revisor científico de revistas ditas científicas. Condenou a publicação do artigo do «hockey stick» sem ter sido submetido a um teste apertado de verificação já que ele rompia com conhecimentos tradicionais do Medieval Warm Period e da Little Ice Age.

A sua opinião foi solicitada pelas autoridades americanas quando o poder político tentou averiguar a validade desse estudo. Entregou uma declaração por escrito em que condenava os excessos praticados.

Publicou um artigo na Science, em 2004, em que demonstrava que a metodologia subjacente ao traçado da curva do «hockey stick» estava errada. Para um «warmer» esta atitude foi desassombrada.

Hans von Stoch ficou admirado pelo facto de os seus colegas não reagirem ao seu artigo. Muitos continuaram com exageros apoiados por políticos oportunistas. Considera que estes cientistas sucumbiram ao fanatismo climático.

Acha que a dramatização do tema do «global warming» poderá virar o feitiço contra o feiticeiro. Uma parte importante da juventude, especialmente dos EUA, começa a enfadar-se com a insistência de um assunto apresentado de modo irracional.

Durante a mesa redonda, von Storch disse que o “hockey stick” era uma fraude científica. Comparou o autor desta fraude – Michael Mann – ao coreano Hwang Woo Suck.

O médico coreano foi acusado de uma fraude científica relacionada com a investigação de células estaminais. Aquela afirmação grave de Hans von Storch pode ser ouvida nos vídeos da mesa redonda em que participou.

Michael Mann abrigou-se no blogue RealClimate. Os colaboradores deste blogue são técnicos de modelos climáticos. O mais conhecido de todos é Gavin Schmidt que aparece antes de Michael Mann na lista dos colaboradores do blogue.

Gavin é o braço direito do pai do «global warming» James E. Hansen. Tem profundos conhecimentos na área de climatologia dos modelos. Pena é que confunda o mundo virtual dos modelos com a realidade que estes não conseguem apreender.

P.S. A aglutinação anticiclónica foi rasgada ontem ao fim do dia. Falta saber se o foi duradouramente. Consultar RIU (21.01.2007) onde já não aparece a letra H. As eólicas reanimaram como se pode ver na REN (21-01-2007).