terça-feira, janeiro 16, 2007

Neve na Califórnia

Ontem, 15 de Janeiro de 2007, nevou nas praias da Califórnia. A notícia não mereceu atenção aos jornais portugueses. Quando muito foi para um canto de uma página interior. A morte de cerca de 40 pessoas pelo frio deveria merecer respeito.

O vídeo da estação de TV “The Weather Channel” é muito elucidativo. Até vinhas e citrinos californianos sofreram consequências com o abaixamento da temperatura.

A neve que cobriu praias do noroeste dos EUA foi vista pela primeira vez por californianos: «First time I have ever seen snow here!». Ver neve numa praia da costa do Pacífico foi uma surpresa.

Também em Phoenix nevou como não acontecia desde 1990. Em Oregon já não nevava tão intensamente desde 1961. Apagões de electricidade estenderam-se aos estados de Missouri e Oklaoma.

Desta vez não escaparam estados americanos normalmente protegidos pelas Montanhas Rochosas. Estas separam os espaços aerológicos definidos pelos anticiclones dos Açores e de Havai.

É caso para meditar sobre qual a melhor escolha. Ou uma estabilidade anticiclónica, com tempo ameno e quente, ou uma tempestade de neve, com tempo agreste e frio.