sábado, maio 13, 2006

Uma impostura científica

Para satisfazer o pedido de um leitor indica-se a hiperligação do artigo «Réchauffement global: une imposture scientifique!» do Prof. Marcel Leroux.

O Prof. reformou-se no final do ano passado. Actualmente, realiza conferências pelo Mundo fora. Normalmente, em universidades. Prepara-se para participar num importante seminário a realizar em Estocolmo. Está prevista a sua vinda a Portugal até ao fim deste ano.

O seu colaborador Prof. Jacques Comby foi designado para a cátedra de Climatologia da Universidade de Lyon III. A sucessão não podia ter sido mais feliz. O notável avanço da teoria moderna deve-se a uma equipa a que este também pertence.

Naquele célebre artigo, Leroux afirma e demonstra que nem os climatologistas têm competência para resolver os problemas do ambiente – que são muitos e graves –, nem os ambientalistas têm competência para resolver os problemas do clima.

A confusão estabelecida não serve para resolver qualquer problema do clima. Talvez até agrave os do ambiente por aplicação indevida de recursos. Valerá a pena reflectir como os abusos, de parte a parte, conduziram a um tal estado de degradação da ciência.