segunda-feira, abril 11, 2005

As alterações climáticas já começaram?

«Existem provas de que as alterações climáticas já começaram» conforme pretende o IPCC que acrescenta: «A evolução das temperaturas desde há alguns decénios corresponde ao aquecimento previsto pelos modelos devido ao efeito de estufa».

O principal argumento sob o qual se fundamenta esta "certeza" reside nas curvas das temperaturas reconstituídas a partir das observações, isto é, das médias à escala planetária ou hemisférica – hemisfério Norte e hemisfério Sul – (3 curvas publicadas todos os anos pela Organização Mundial de Meteorologia - OMM).

Com pouco discernimento, a curva média anual global parece confirmar que poderíamos atribuir «uma influência perceptível do homem… na evolução do clima». Mas isso não é verdade….

Como já se viu, nada permite afirmar que o aquecimento global começou, não existe nenhuma prova. Só existem “cientistas”, “modelos”, “cenários” e “estudos” que são 4 bolos para enganar os tolos….

A curva térmica reconstituída tem portanto cada vez menos significado climático à medida que vai ascendendo. Deve-se, por outro lado, sublinhar que este aquecimento (aritmético ou contabilístico) é mais elevado ao Norte da latitude 30 ºN (cf. OMM, 2001).

Esta elevação de temperatura naquela latitude (Fig. 3: Temperatura média anual 30 ºN) é que determina a evolução da curva dita «global» (Fig. 3: Temperatura média anual global), pelo que o significado climático real é consideravelmente diminuto.

A similitude entre aquelas duas curvas térmicas mostra que o hemisfério Sul e as latitudes entre 0 ºN e 30 ºN não jogam senão um papel muito limitado na evolução geral, sendo que esta é, por fim, sobretudo determinada pelas latitudes situadas a norte de 30 ºN.

O pretendido aquecimento dito global atribuído ao efeito de estufa antropogénico é com efeito regional e limitado e ele releva no essencial do factor dinâmico do tempo e do clima e, portanto, de uma alteração do modo de circulação geral a partir dos anos 70.