sábado, maio 28, 2005

Os ciclos de Milankovitch

Já em 1920, Milankovitch publicou a «Théorie mathématique de phénomènes thermiques produits par la radiation solaire, Gauthiers-Vilars, Paris» com cálculos realizados não só relativamente à Terra mas igualmente para Vénus e Marte, o que é deveras notável.

Devido às influências gravitacionais dos outros planetas do sistema solar ao longo dos tempos milenares vão-se modificando ciclicamente diversos parâmetros astronómicos do movimento terrestre como sejam:

1 - Precessão dos equinócios: - É variável, ao longo do tempo, a relação entre o instante dos equinócios e dos solstícios relativamente ao instante de maior ou menor distância da Terra ao Sol;
2 - Excentricidade da órbita: - É variável, ao longo do tempo, a forma ligeiramente elíptica da órbita terrestre;
3 - Obliquidade do eixo: - É variável, ao longo do tempo, a inclinação do eixo de rotação da Terra em relação à eclíptica.

A combinação dos três ciclos de variação destes parâmetros, com as suas diferentes periodicidades e intensidades, produz variações complexas entre a quantidade de radiação solar interceptada em cada latitude e em cada estação do ano.

Milankovitch assume que a energia solar incidente globalmente na Terra durante um ano inteiro é sempre a mesma, excepto nas mudanças de excentricidade em que admite um pequeno desvio.

A variação importante reside na diferente repartição sazonal da energia em cada hemisfério, ao mesmo tempo que vão variando as características da órbita ao longo dos anos. É de interesse registar que cada um dos três ciclos de Milankovitch pode provocar efeitos climáticos diferentes em cada latitude do planeta.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Legal ^^. Estudei um pouco por aqui.

11:22 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home