quinta-feira, março 31, 2005

6.ª Questão: Medieval Warming Period (MWP) e Little Ice Age (LIA)

Através de estudos paleoclimáticos, distinguem-se vários periodos da história do Clima da Terra.

O MWP (700 a 1300) e a LIA (1350 a 1850) são dos mais bem estudados. As temperaturas anteriores à existência dos termómetros são determinadas através de valores de variáveis proxies (dos aneis dos cortes transversais das árvores, dos cilindros de gelo do Antárctico e da Gronelândia, dos sedimentos do fundo dos mares, dos corais, etc.).

Existe mais confiança nestes valores do passado do que nos previstos para um futuro tão longinquo quanto 100 anos. No MWP viveu D. Afonso Henriques e na LIA Pedro Álvares Cabral.

As diferenças positivas de temperatura do MWP para a actualidade são da ordem de grandeza de + 1 ºC na Mauritânia, + 1,5 ºC nas Bermudas e quase + 2 ºC na Gronelândia (os vikings colonizaram-na com grande sucesso e viviam felizes numa ilha verde, daí o nome em inglês de Greenland).

Nestes mesmos sítios, na LIA as temperaturas eram menores do que as de hoje em, respectivamente, - 4 ºC, - 0,5 ºC, - 0,5 ºC (são valores retirados do livro "Historia del Clima de la Tierra", 1ª ed., Servicio Central del Gobierno Basco, 2003).

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O facto de ter havido aquecimentos e arrefecimentos naturais, anteriormente, não invalida que o processo possa estar a acontecer por razões antropogénicas.

Aliás, muitos dessas reacções deveram-se a causas extraordinárias, como erupções vulcâncias de grandeza invulgar, etc. Nos dias de hoje, não temos esse tipo de actividade vulcânica e verificam-se alterações significativas.

11:12 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home