segunda-feira, dezembro 14, 2009

Temporada de ciclones tropicais de 2009

Terminou a temporada oficial de furacões no Atlântico Norte. Este ano, mais uma vez, foi calma. No total, apenas nove ciclones tropicais foram classificados com nomes. Seis tempestades tropicais e três furacões.

Inicialmente, o centro nacional de furacões dos EUA (NHC – National Hurricane Center) previu que a temporada poderia registar entre 9 e 14 tempestades. Mais tarde, como tem sido frequente nos últimos anos, corrigiu as previsões para baixo.

A temporada deste ano foi a mais calma no Atlântico Norte desde 2006 e a segunda mais tranquila desde 1997. Para mais detalhes pode-se consultar a informação actualizada da Wikipedia para os furacões de 2009.

Quanto à temporada dos tufões do Pacífico, a temporada também não foi má. Alguns aspectos positivos de uma actividade relativamente baixa de tufões não se registavam desde há 41 anos, isto é, desde 1968.

Pela primeira vez em 10 anos que não se registaram depressões tropicais na bacia do Pacífico durante o mês de Maio. Esta inactividade prolongou-se até meados de Junho. O primeiro ciclone tropical foi baptizado em 21 de Junho.

Pode-se consultar também a Wikipedia para se conhecer detalhadamente o desenvolvimento da temporada de tufões de 2009.

A boa temporada de ciclones tropicais não faz esquecer que, apesar de tudo, aconteceram tragédias humanas que são sempre de lamentar. É uma tristeza o facto de a Natureza ter necessidade de desenvolver este tipo de fenómenos. Nestes fenómenos naturais, como noutros, o Homem só tem uma saída: adaptar-se à situação.

Aos leitores interessados aconselha-se uma revisão da matéria relativamente simples escrita no MC entre 12 de Outubro de 2005 e 3 de Novembro de 2005 sobre ciclones tropicais.

Aos interessados em aprofundar conhecimentos sobre esta matéria pode-se aconselhar o sítio web de Christopher Landsea.