terça-feira, julho 21, 2009

Uma criativa taxa de carbono (2)

Na sequência do post Uma criativa taxa de carbono o MC recebeu uma mensagem oriunda dos serviços de relações públicas da empresa Tivoli Hotels & Resorts. Para conhecimento dos leitores aqui fica essa mensagem na íntegra, com a ressalva de que o episódio não se passou com o editor do MC, mas sim com o colega Jorge Pacheco de Oliveira, que no final deixará um comentário.

17-07-2009

Caro Rui Moura

Lamentamos que durante a sua estadia num dos nossos hotéis não lhe tenha sido explicada de forma correcta a nossa iniciativa “Neutros em Carbono” e que este facto lhe tenha causado incómodos.

Trata-se de uma campanha em que os Tivoli Hotels & Resorts, propriedade do Grupo Espírito Santo, pretendem gerir as emissões de carbono afectas à sua actividade pois estamos conscientes do impacto económico, ambiental e social da mesma.

Os nossos objectivos são:

· Reduzir as nossas emissões de gases com efeito estufa através do investimento em eficiência energética, em energias renováveis e na optimização dos recursos já existentes.
· Compensar as emissões resultantes da estadia dos nossos hóspedes através do apoio a variados projectos.


Actualmente estamos envolvidos na recuperação da Tapada de D. Fernando II, em Sintra e no desenvolvimento sustentável do município de Várzea Paulista, no Brasil. O montante angariado junto dos clientes foi já canalizado para a plantação de árvores em ambos os projectos, sendo suficiente para plantar 10 974 árvores.

As plantações estão a decorrer de acordo com as diferentes épocas de plantio, tanto em Portugal como no Brasil. Em Sintra, os colaboradores dos Tivoli Hotels & Resorts celebraram o Dia da Árvore participando numa acção especial de plantação de árvores. No Brasil, a acção de plantação teve lugar em Maio e também contou com a participação dos colaboradores.

Desde o início desta iniciativa, em Junho 2008, 21 949 clientes dos Tivoli Hotels & Resorts já aderiram à iniciativa “Neutros em Carbono” e contribuíram activamente para compensar 1 567 toneladas de dióxido de carbono.

Participar nesta campanha não podia ser mais simples: ao contribuir com 2€ por noite para neutralizar as suas emissões (até um máximo de 10€ por estadia), os Tivoli Hotels & Resorts comprometem-se a investir 2€ em medidas que contribuam para o aumento da eficiência energética.

Esta informação é sempre disponibilizada ao cliente que confirma junto do Hotel se pretende aderir à iniciativa “Neutros em Carbono”. Caso o cliente não deseje contribuir, basta informar a Recepção do hotel aquando do check-out e retiramos o montante da factura.

Acreditamos que este incidente não irá colocar em causa o seu juízo sobre os Tivoli Hotels & Resorts e que futuramente nos possamos redimir deste facto negativo que ocorreu na sua estadia.

Caso necessite de mais esclarecimentos, por favor, contacte-nos.

Com os melhores cumprimentos

Andrea Granja
Media Relations
TIVOLI HOTELS & RESORTS
Av. Álvares Cabral, 61 - 4º
1250-017 Lisboa – Portugal
T: +351 213 932 677 F: +351 213 932 679

No grupo Tivoli Hotels & Resorts estamos a implementar nos nossos hotéis um Sistema de Gestão de Qualidade, Ambiente e Segurança. Saiba mais em www.tivolihotels.com
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Comentário de Jorge Pacheco de Oliveira

É lisonjeiro para o colega Rui Moura que o blog Mitos Climáticos seja acompanhado com tanta atenção, que um post como o que aqui deixei há poucos dias seja prontamente detectado e comentado pelos visados.

De facto, não foi o colega Rui Moura o protagonista deste episódio, mas sim eu próprio, conforme ficou claro no post que justifica esta explicação da representante das relações públicas dos Tivoli Hotels & Resorts.

Para descanso da empresa, posso garantir, por um lado, que o episódio não me causou qualquer incómodo. Como deixei escrito, até acabou por me divertir quando recordei a taxa para a banda de música na cervejaria de Stuttgart…

Por outro lado, não é adequado conjecturar que a iniciativa “Neutros em Carbono” me teria sido explicada de forma incorrecta. Também esclareci no meu post que, passado o primeiro momento de surpresa, de imediato percebi do que se tratava. Portanto, eu próprio poupei ao funcionário do hotel a tarefa de me explicar com mais detalhe aquilo que já sei.

O que os funcionários do hotel e os colaboradores do departamento de relações públicas da empresa provavelmente não têm presente é que o “investimento em eficiência energética, em energias renováveis e na optimização dos recursos já existentes” constitui uma acção em si mesma meritória, que não necessita de ser justificada com a histeria das emissões de gases com efeito de estufa.

Com efeito, é lamentável que o alarmismo do global warming leve empresas e instituições com peso na economia do país a tomar iniciativas que chegam a assumir aspectos caricatos, como esse de andar a plantar árvores no Brasil - até parece que têm poucas (!) - para apagar a pegada de carbono dos clientes num hotel do Algarve. Nossa Senhora da Globalização...!

Claro que a essência deste assunto é mais profunda, mas por agora não se justifica ir mais longe. Os responsáveis das relações públicas dos Tivoli Hotels & Resorts e, sobretudo, da própria administração do Grupo BES, têm a oportunidade de consultar a vasta informação já disponibilizada neste blog.

E o que seria interessante, no sentido de revelarem um mínimo de isenção nesta matéria, era que os responsáveis do BES e de outras empresas que patrocinaram a vinda a Portugal dos dois maiores expoentes da propaganda do terror climático, como Al Gore e Rajendra Pachauri, tomassem a iniciativa de trazer também a Portugal alguns dos cientistas de craveira internacional que se opõem às teses do global warming.