terça-feira, dezembro 23, 2008

O aquecimento global perdeu a guerra com a Espanha

O MC já se referiu várias vezes ao climatologista basco Antón Uriarte Cantolla, autor do blogue CO2. O seu blogue tem um link valiosíssimo Paleoclimatologia y Câmbios Climáticos. Através dele é possível aceder a muitas lições práticas de climatologia.

Antón é extremamente rigoroso e muito competente. Quem tiver dúvidas pode facilmente dialogar com ele que compreende português. Para aprofundar conhecimentos, o seu livro Historia del clima de la Tierra é um precioso meio auxiliar de ensino.

Porém, desta vez MC pretende chamar a atenção para o post que Antón publicou no Domingo, dia 21 de Dezembro de 2008. O gráfico que acompanha o post apresenta as temperaturas médias de Espanha entre 1961 e 2008. Os valores das anomalias no início e no fim deste período em análise são praticamente iguais. A de 2008 será mesmo ligeiramente inferior à de 1961.

Segundo o que se lê na descrição de Antón, as temperaturas em Espanha seguiram muito aproximadamente a evolução que se pode encontrar em quase todo o Hemisfério Norte, em igual período.

Assim, a temperatura baixou na década de 1960, subiu nas décadas 1970 e 1980, baixou novamente nos princípios de 1990, voltou a subir no primeiro terço da década de 1990, manteve-se aproximadamente uniforme entre 1994 e 2008, com tendência decrescente no final do período.

Depois de analisar esta realidade, Antón retira do Público.es esta pérola: “La temperatura sigue aumentando em España” e acrescentou cinco pontos de interrogação... Podiam ser de admiração. Lá como cá mau Público há. Nesta matéria, claro.