terça-feira, novembro 11, 2008

Verão de S. Martinho

Praticamente, desde o início de Novembro de 2008 que se formou uma estabilidade anticiclónica (EA) sobre a Península Ibérica. Os anticiclones móveis polares (AMP) que têm saído do Árctico seguiram uma trajectória escandinava lá por cima da Europa.

A Península ficou com ar anticiclónico que se estabilizou. Os canais depressionários não a têm sobrevoado. Esta EA foi a antevisão do Verão de S. Martinho para espanhóis e portugueses.

A Península Ibérica tem estado quase toda desimpedida de nebulosidade como se vê na Fig. 136, a título de exemplo deste período. Na figura estão indicadas as características da imagem obtida pelo satélite NOAA18.

Na Península tem prevalecido, desde o início do mês, uma aglutinação anticiclónica (AA) com ar anticiclónico encaixado numa espécie de concha formada pelos edifícios geográficos da Península e do Atlas no Norte de África.

As eólicas sofreram as consequências deste tempo óptimo, luminoso, quase sem vento. Pouco têm produzido durante o mês de Novembro. Devem reanimar dentro de pouco tempo.

Hoje, dia 11, às 17 horas, está previsto o rompimento desta AA. Ou seja, no próprio dia de S. Martinho interrompe-se o seu Verão. Mas isso não impede que se avance com as castanhas assadas acompanhadas pelo vinho fino para comemorar esta dádiva da Natureza.

De certo modo, é este o segredo dos Verões de S. Martinho quando os AMP começam a subir a sua trajectória devido ao aumento da sua potência. Vão por aí fora e até podem provocar estragos no Tibete como já aconteceu em finais de Outubro.