terça-feira, novembro 18, 2008

A polémica temperatura de Outubro de 2008

De acordo com o GISS, a anomalia de Outubro de 2008 foi de + 0,64 ºC (valor registado hoje, dia 18 de Novembro de 2008). Esta anomalia corresponderia ao 5º mês de Outubro mais quente desde 1880, conforme a base de dados do GISS.

Mas, de acordo com a UAH a anomalia de Outubro de 2008 foi de + 0,167 ºC, ou seja, aproximadamente,+ 0,17 ºC. Corresponde ao mês mais frio do século XXI ou ao 12 º mais quente desde o início das observações dos satélites (na base de dados UAH).

Deste modo, conforme se observa na Fig. 138, mantém-se a tendência decrescente das temperaturas observadas pelos satélites.

Como se sabe, as metodologias para se obter estes valores tão díspares são completamente diferentes. O GISS usa medições terrestres com termómetros. A UAH utiliza medições troposféricas com radiómetros montados em satélites.

Qual dos valores está certo? A métrica do GISS tem atrás de si James Hansen considerado pelos cépticos como o líder dos alarmistas. A da UAH é controlada por John Christy considerado pelos alarmistas como um super-céptico.

Os media, claro, adoptam os valores do GISS. Vão, por esse motivo, alarmar como é hábito sem verificar onde está a justificação para se obter o valor de + 0,64 ºC. Nem devem aceitar a ideia que os satélites contradizem esta conclusão.

A ironia é que o maior oponente das observações realizadas pelos satélites é precisamente James Hansen, director do … Goddard Institute for Space Studies, da … NASA.

Ou seja, um instituto da NASA que tem como objectivo estudar o espaço despreza os satélites que andam no espaço a favor de termómetros que estão no chão…
_____________

GISS – Goddard Institute for Space Studies
UAH – University of Alabama in Huntsville
NASA – National Aeronautics and Space Administration