quarta-feira, janeiro 23, 2008

Perito Moreno

Uma leitora fiel do MC desde o primeiro post – Manuela Costa, licenciada em Geofísica – realizou uma excursão, em Dezembro de 2007, à Patagónia. A viagem (20 portugueses) incluía a visita ao famosíssimo glaciar Perito Moreno (Fig. 99).

Os guias argentinos na explicação que deram aos portugueses riram do modo como foi apresentado o "seu" glaciar Perito Moreno no inimaginável documentário “Uma Verdade Inconveniente” de Al Gore.

O que espanta [...M'ESPANTO ÀS VEZES , OUTRAS M'AVERGONHO ...(Sá de Miranda) – do blogue Abruto] é que Al Gore consiga enganar até respeitáveis cientistas com credenciais em várias áreas da ciência.

Sobre os glaciares de montanha o charlatão Al Gore escreveu no livro correspondente ao documentário: «Quase todos os glaciares de montanha do mundo estão actualmente a fundir, muitos deles demasiado rapidamente. Há nisto uma mensagem. »

O mensageiro Al Gore – com a particularidade de enganar tanta gente – mostra uma fotografia de Perito Moreno de um ângulo tal que dá a entender o colapso do glaciar por fusão e a cair dentro do Lago Argentino.

Mas a realidade é bem diferente das mentiras algorianas. O glaciar não está a retrair. Está em equilíbrio dinâmico avançando continuamente em direcção ao Lago, onde despeja ciclicamente enormes massas de gelo. Ver relato na Wikipedia.

Com aparato, a queda do gelo é espectacular e acontecia de forma mais ou menos imprevisível. O ruído da queda das massas de gelo é outro fenómeno que impressiona os visitantes. O eco vindo das montanhas circundantes é dominador.

O gelo que perde no Verão é ganho no Inverno seguinte. Uma explicação para este fenómeno natural é a de que um braço do Lago Argentino, fechado pelo glaciar, forma um lago e, pela pressão da água, escava o glaciar que é menos profundo nesse local.

Forma-se uma gruta e produz-se o abatimento do tecto. A água do braço corre para o Lago, ficando os dois ao mesmo nível. Depois o glaciar torna a avançar e forma novamente uma parede altíssima de gelo.

O abatimento de 2006 foi dos mais espectaculares. Actualmente, o glaciar está monitorizado e já é possível prever quando se vai dar novo abatimento.

Al Gore é um político particularmente ignorante em temas científicos. E ainda mais ignorante relativamente aos da climatologia. Sopraram-lhe as trapalhadas que ele decorou e despejou como um psitacídeo.

Neste caso, aponta-se a Greenpeace como autora do guião dominado por mentiras. O cardápio de mentiras da Greenpeace é extenso. Desde longa data que mente sobre glaciares, como o Perito Moreno, o Kilimanjaro e outros.

Imagens espectaculares podem ser vistas nestes documentos: - Patagónia e Glaciar Perito Moreno. O nome do glaciar pertence ao explorador argentino que o descobriu. Este incansável investigador encontrou muitos mais glaciares argentinos.

A propósito, o livro que desmascara as mentiras colossais de Al Gore está pronto para ser editado. Talvez esteja à venda no próximo mês de Fevereiro.