sexta-feira, dezembro 22, 2006

Tuvalu

Quem ainda não ouviu falar em Tuvalu? É um dos temas predilectos do «global warming». Pessoas altamente responsáveis falam ou falaram de Tuvalu. Algumas sem se preocuparem com a verdade dos factos.

É o caso, por exemplo do Vice-presidente Al Gore, com a sua retórica e os seus erros sistemáticos, que também fala de Tuvalu para alarmar o cidadão comum. Foi também o da ex-Comissária do Ambiente Margot Wallström nos seus escritos inimagináveis que incluíram Tuvalu.

Desde os primeiros exercícios elaborados com modelos climáticos que se prevê o afogamento de várias ilhas dos arquipélagos do oeste do Pacífico equatorial indicadas na Fig. 74.

No meio dessas ilhas está a mais mediática de todas: - a ilha de Tuvalu. A previsão do desaparecimento baseia-se na expansão do volume dos oceanos pelo aumento das temperaturas e na elevação do nível dos oceanos proveniente da fusão de glaciares e mantos de gelo.

Aponta-se o exemplo dos ilhéus desabitados de Kirabiti (vide Fig. 74) que teriam submergido em 1999. Ora bem, a maior parte dos atóis são formados por corais que rodeiam vulcões surgidos de súbito. Devido ao efeito da gravidade, voltam a afundar-se.

O afundamento destes atóis não está relacionado com a subida do nível dos oceanos. E muito menos se relacionam com o «global warming». O governo australiano tem gasto uma pequena fortuna na monitorização do nível do mar destes ilhéus.

O departamento oceanográfico da Austrália publica regularmente informação que estudada por qualquer cidadão permitiria acalmar os receios infundados do desaparecimento de Tuvalu.

A Fig. 75 apresenta a evolução do nível do mar que rodeia várias ilhas como a de Tuvalu. Por ela se conclui que existe estabilidade suficiente para acalmar os receios quanto ao hipotético afogamento.

Mais curioso ainda, na evolução do nível do mar daquela zona do Pacífico, é o facto de o nível ter baixado durante o El Niño de 1998 (vide Fig. 68 e 69). Isto é, quando subiu a temperatura, especialmente no Pacífico, baixou o nível do mar!

Porque baixou então o nível do mar, por exemplo, em Tuvalu? O clima não depende exclusivamente das temperaturas. Como depende de um número extremamente elevado de variáveis não é possível tirar conclusões apressadas olhando para apenas uma delas.

El Niño é um fenómeno climático que existe desde tempos imemoriais. Associá-lo ao «global warming» é abusivo.

Durante as fases do El Niño, tem-se verificado um aumento da temperatura do mar, essencialmente, do Pacífico oriental (costas do Equador e do Peru). É o que está a acontecer actualmente com o de 2006.

A temperatura só por si nunca dá a informação necessária e suficiente. Quando terminou El Niño de 1998, as águas do Pacífico ocidental recuperaram o nível normal tal como se vê na Fig. 75. Fizeram mergulhar alguns atóis que tinham submergido anteriormente.

Mais uma vez se vê que a realidade é contrária às previsões saídas de modelos e afirmações sem preocupação de as fundamentar.