quinta-feira, dezembro 14, 2006

Icebergs na Nova Zelândia

Um leitor do Brasil ficou muito admirado com a estabilidade das temperaturas do Hemisfério Sul, desde 1990. A desordem é tão grande que a realidade choca. Objectou ter tido conhecimento da chegada à Nova Zelândia de uma flotilha de icebergs.

Há muito que os icebergs são apresentados, erradamente, como prova do “aquecimento global”. Os media afirmam que seria o Antárctico a desfazer-se. Mais depressa do que os modelos previam, acrescentam!...

São fenómenos repetitivos. De tempos a tempos, formam-se flotilhas de icebergs. Em 1931 uma armada de icebergs atingiu uma praia do sul da Nova Zelândia. Os icebergs estacionaram perto de Dunedin, 250 quilómetros a noroeste de Invercargill.

Não são apenas os neozelandeses que são visitados por icebergs. Tripulantes da marinha mercante descrevem, desde há muito tempo, o fenómeno dos icebergs associado ao risco para a navegação marítima.

Existem descrições que começam em Janeiro de 1868, com 38 grandes blocos de gelo na vizinhança do Cabo Leewin, Austrália. Em Fevereiro de 1877, a 1220 milhas do Cabo Horn, América do Sul, avistaram-se mais. Citam-se icebergs em 1893 e 1895.

Os neozelandeses estão informados acerca da situação do Antárctico. Sabem que aumentou a extensão dos bancos de gelo que contornam o Antárctico. Recentemente, em Setembro e em Outubro de 2006, bateram-se recordes mensais da área respectiva.

A Nova Zelândia mantém uma estação meteorológica no Antárctico. Sabe que o escoamento de rios do Antárctico é formado por blocos de gelo empurrados para o oceano por ventos catabáticos (ar frio denso com grandes velocidades).