segunda-feira, novembro 16, 2009

Conselho de ministros debaixo de água

Recentemente, o governo das Maldivas realizou um show off ao reunir-se debaixo de água. Pretendia deste modo “chamar a atenção para o desaparecimento do país pela subida das águas dos mares devida ao global warming”.

Evidentemente, jornais como o Público mostraram a fotografia logo na primeira página. O que é preciso é dramatizar alarmando a opinião pública sem possível contestação. O Público tem um vasto conjunto de jornalistas que promove notícias disparatadas.

Publica notícias sobre as hipotéticas maldades do dióxido de carbono mas nunca encontra espaço para dizer a verdade: há mais do que uma década que o índice da temperatura média global não sobe.

Mas não é apenas aquele jornal que se apresenta recheado de notícias do género. Também o Jornal de Notícias, o Diário de Notícias e o semanário Sol andam à compita a ver quem fomenta mais profecias sobre o clima para daqui a um século. O sapateiro de Trancoso se fosse vivo ficaria boquiaberto com tanta concorrência.

MC já mais do que uma vez comentou esta enorme mentira do global warming. Ainda há pouco tempo, na sequência do tema da subida do nível dos mares foi publicada a nota Nils-Axel Mörner e o nível dos mares.

Pois o Prof. Mörner reagiu a esta fantasia escrevendo uma carta-aberta dirigida ao presidente maldiviano Mohamed Nasheed. A carta-aberta tem a curiosidade de referir um documento dos Estudos do Quaternário (*).

Resumidamente, Mörner salienta os seguintes pontos:

(1) In the last 2000 years, sea level has oscillated with 5 peaks reaching 0.6 to 1.2 m above the present sea level.

(2) From 1790 to 1970 sea level was about 20 cm higher than today.

(3) In the 1970s, sea level fell by about 20 cm to its present level.

(4) Sea level has remained stable for the last 30 years, implying that there are no traces of any alarming on-going sea level rise.

(5) Therefore, we are able to free the Maldives (and the rest of low-lying coasts and island around the globe) from the condemnation of becoming flooded in the near future.


Por aqui se vê como a encenação do governo das Maldivas foi considerada uma acção incorrecta pelo Prof. Nils-Axel Mörner. O professor sueco considerou mesmo uma manobra digna de Al Gore que é um mestre em tais fantasias.

Mas a falta de decoro é tanta que, na propaganda para o jamboree de Copenhaga, aliada à organização da COP15 da ONU – 15ª Conferência das Partes, a realizar em Copenhaga em Dezembro próximo – foi apresentada esta gigantesca farsa num vídeo do YouTube (entretanto substituído por outros mais recentes).
____________

(*) O Prof. Nils-Axel Mörner pertence à Comissão Científica da Associação Portuguesa para o Estudo do Quaternário (APEQ).