segunda-feira, novembro 02, 2009

Bariloche amanheceu coberta de neve em plena Primavera

Na sexta-feira, 23 de Outubro de 2009, Bariloche, Argentina, amanheceu coberta de neve. O que espanta é que já terminou o Inverno argentino quando os anticiclones móveis polares austrais fustigaram a América do Sul.

Pois em plena Primavera, os AMP austrais continuam incansáveis, dando razão ao entendimento de que o Antárctico está mais frio, como se analisou anteriormente. A temperatura atingiu os – 0,6 ºC durante a manhã, em Bariloche.

Prevê-se que a situação possa prosseguir até ao início do Verão, na primeira quinzena de Dezembro. No centro da cidade a neve atingiu a altura de 5 cm. Nos arredores a altura de neve depositada foi superior.

Esta notícia vem desenvolvida no jornal La Nacion. Foi o leitor brasileiro Leonardo Martins, aluno da Universidade de Campinas, Brasil, que chamou a atenção para o fenómeno.

Leonardo Martins aproveitou para dizer que as noites na região de São Paulo continuam frias apesar da época do ano. O que aliás acontece desde Maio. Daí que continue a dormir agasalhado mesmo com a aproximação do Verão.