quarta-feira, agosto 26, 2009

Mais um(a) "guru" das alterações climáticas em Portugal

(por Jorge Pacheco de Oliveira)

Na edição do Expresso de 22/08/2009 podia ler-se, na última página do caderno principal, a seguinte notícia :

Guru das alterações climáticas em Portugal - Gro Harlem Bruntland, a ex-primeira ministra da Noruega e actual Enviada Especial da ONU para as Alterações Climáticas, é a convidada principal do Greenfest, que decorre no Estoril, em Setembro. Bruntland será entrevistada pelo Expresso.

Como no MC não se pratica a arte da ocultação, é com a consciência de isenção que aqui se divulga a próxima presença, no nosso país, de mais uma venerável personalidade que se propõe salvar o planeta de uma suposta catástrofe ambiental provocada pelas emissões antropogénicas de dióxido de carbono.

Depois de Al Gore e Rajendra Pachauri, os portugueses têm agora a oportunidade de ver e ouvir a senhora Gro Harlem Bruntland, durante o Green Festival 2009, que terá lugar no Centro de Congressos do Estoril, entre 18 e 25 de Setembro.

Com eleições legislativas a 27, é possível que o evento seja um tanto obscurecido pela campanha eleitoral, mas também é possível que algumas forças políticas se aproveitem dele e façam suas as dores do aquecimento global. A ver vamos.

Estaremos atentos à entrevista da senhora Gro Harlem Bruntland ao Expresso e esperamos que, pelo menos, não deixe de lhe ser feita a seguinte pergunta : Após uma dezena de anos sem que o conjunto de termómetros espalhados pelo globo revele qualquer aumento da temperatura média do planeta, e uma vez que as emissões de dióxido de carbono têm continuado ao mesmo ritmo, não será isto razão para pôr em dúvida a existência de uma relação causa-efeito entre as emissões de dióxido de carbono e a temperatura global do nosso planeta ?

De facto, esta e outras dúvidas são pertinentes e já muitos cientistas, e não só, colocam a possibilidade de estarmos a ser vítimas de um embuste à escala planetária. Não seria a primeira vez.

Para o sentimento de desconfiança muito contribui a atitude dos órgãos de comunicação social que insistem em nos inundar com informação favorável à teoria do aquecimento global, ao mesmo tempo que deliberadamente ocultam as opiniões e declarações de cientistas que criticam as crenças dos alarmistas climáticos.

A última vez que tal ocultação se observou foi aqui relatada há poucos dias, no post Cientistas alemães contestam a pseudo-religião do aquecimento global. Tanto quanto foi possível verificar, nenhum dos órgãos de comunicação social portugueses deu notícia desta carta aberta a Angela Merkel, assinada por um grande número de cientistas e de outras personalidades alemãs. Se esta sonegação de informação não é suspeita, pelo menos é muito estranha.

Mas não deixa de ser curioso que o Expresso classifique a senhora Gro Harlem Bruntland como "guru". Sabendo-se que o termo se aplica com propriedade a um líder religioso, será que estamos a assistir a uma mudança de orientação do jornal, que finalmente reconhece, tal como foi denunciado pelos cientista alemães, que a teoria do aquecimento global não passa de uma pseudo-religião?