sexta-feira, janeiro 30, 2009

Alerta laranja estendido a todo o país

Estranha-se que as entidades competentes não expliquem convenientemente a origem real da situação existente em Portugal desde Outubro de 2008. Já estamos em finais de Janeiro de 2009 e as quedas de neve e o mau tempo prolongam-se.

Fala-se em sucessivas superfícies frontais a atravessar o continente. E donde partem essas superfícies frontais? De algum misterioso centro de acção que não se sabe donde fica situado? Não!

As designadas superfícies frontais não são mais do que a frente dos anticiclones móveis polares. E estes partem do Árctico. Mas dizer que partem do Árctico é desmentir a informação ignara que diz que o Árctico está a desaparecer.

Hoje, dia 30 de Janeiro, o Instituto de Meteorologia decidiu estender o alerta laranja a todo o país. Prevê-se queda de neve nas regiões acima dos 500 metros e chuva forte para o sul.

O IM prevê neve em todos os distritos a norte do Mondego para esta tarde, bem como chuva, frio e trovoada um pouco por todo o país no resto desta sexta-feira.

Para sábado, prevê-se a aproximação de mais um anticiclone móvel polar, que arrasta uma depressão acentuada, no final do dia. Deste modo, a chuva deverá voltar em força e prolongar-se pela madrugada de domingo.

A Protecção Civil está particularmente preocupada com a queda de neve no fim-de-semana nas terras altas na noite desta sexta-feira e madrugada de sábado.

Assistimos a uma situação antinómica do cenário de aquecimento global que existe na cabeça dos alarmistas, dos políticos oportunistas e dos burocratas da ONU.

Mau tempo provoca caos em Espanha

O Norte de Espanha continua a ser assolado pelo mau tempo. O centro histórico de Bilbau está inundado. Lojas e empresas foram forçadas a fechar. Na região de Aragão a forte queda de neve obrigou ao encerramento de sete estradas principais.

Fonte: TSF.