sexta-feira, dezembro 26, 2008

Onde estão agora os alarmistas?

Por Jorge Pacheco de Oliveira

Com sentido de oportunidade, o blog Ecotretas, num post intitulado “Mortes do frio” chama a atenção para a morte de várias pessoas, muitas delas sem-abrigo, provocada pela vaga de frio e de nevões que se tem feito sentir no Hemisfério Norte.

Curiosamente, os sem-abrigo, que costumam estar na agenda dos activistas de todos os quadrantes, para as ocasiões em que precisam de nos mostrar os seus sentimentos humanitários, desta feita não têm merecido a devida atenção, sobretudo da parte dos alarmistas do aquecimento global.

Tal alheamento não nos deve surpreender. Agora que faz um frio de rachar, pondo em dúvida, na cabeça de muita gente, as previsões tremendistas da teoria do aquecimento global, não convém nada aos adeptos dessa teoria falar na morte de pessoas causada pelo frio.

Vergonhosamente, tão lestos que são a pôr-se em bicos dos pés de cada vez que um urso polar morre numa tempestade, os alarmistas estão escondidos e calados que nem ratos, perante a morte destas pessoas. Literalmente, à espera que passe o mau tempo.

Se as mortes ocorrerem durante uma onda de calor, aí sim, como já aconteceu, lá vêm eles a terreiro gritar a putativa justeza das suas teorias.

Por isso, como dois e dois serem quatro, quando esta vaga de frio se atenuar e se, por algum ditame da imprevisível Natureza, acaso se observar uma fase de temperaturas amenas, ainda durante este Inverno, não tenhamos dúvidas de que os alarmistas saem em massa das tocas onde agora se escondem, para vir clamar que a vaga de frio era natural, pois se era Inverno…, mas o bom tempo, esse é que não é nada natural e, logo, aí está uma prova do aquecimento global.

Na verdade, os alarmistas andam com azar. A juntar à vaga de frio, o Sr. Putin tomou uma iniciativa no sentido de criar o GECF (Gas Exporting Countries Forum), uma organização do género da OPEP, mas para o gás natural.

Por razões óbvias, esta iniciativa, cujas intenções se podem adivinhar, constitui uma péssima notícia para os países que até aqui têm sido reféns da OPEP e que agora encaram também a perspectiva de ficarem reféns de um GECF. Todavia, o Sr. Putin, talvez sem se aperceber, consegue dois efeitos.

Por um lado, promove o incremento do recurso ao carvão e um retorno decidido à energia nuclear, porque ficar nas mãos de duas OPEP's é impensável para qualquer governo que se preze.

Por outro lado, e em consequência do anterior, acaba de vez com o Protocolo de Quioto e com a teoria do aquecimento global, pois nenhum governo que se preze vai preocupar-se mais com uma questão que, perante os riscos acrescidos do abastecimento energético, se torna perfeitamente lateral.

Espere-se a reacção dos líderes europeus e do novo presidente dos EUA. Vai ser interessante observar as cambalhotas de opinião acerca do aquecimento global e da energia nuclear.

Os alarmistas bem podem seguir aquele já célebre conselho : habituem-se…

____________

Obs. importante: - O Instituto de Meteorologia lançou um aviso de nível amarelo, devido ao frio de hoje, para cinco distritos do continente português. São eles: Braga, Vila Real, Bragança, Aveiro e Setúbal. Isto é, o aviso vai do norte ao centro-sul de Portugal continental.