sábado, dezembro 27, 2008

Mirandela enregelada

(Actualizado às 15 h)

Ana Miranda, aluna de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia, de Lisboa, conta como foi encontrar a cidade de Mirandela onde foi passar férias com a família.

«Tenho família em Mirandela e estou nesta cidade desde o dia 14. Acho que em nenhum destes dias a temperatura chegou sequer a subir além dos zero graus. Ao meio da tarde, tem andado entre os dois e os três negativos.»

Continua a Ana «O Tua está cheio de placas de gelo como há muito não se via. Contrariamente ao habitual, a cidade tem estado mais fria que Bragança, Macedo de Cavaleiros e Montalegre.» O Rio Tua com placas de gelo é notável.

«Talvez devido às altas pressões que se têm feito sentir, instala-se um nevoeiro que dura o dia inteiro e nem se consegue divisar o Sol. A mínima tem andado entre os 4 ºC e os 6 ºC negativos.» - diz a Ana Miranda.

Segundo a Ana, «os habitantes mais velhos têm falado da situação e do quão incomum ela está a ser. Pelo menos 10 dias consecutivos abaixo de zero. São mais de 240 horas seguidas nesta situação. Pelo que sei, é bastante rara até em qualquer lugar de Portugal Continental!»

Esta estudante lisboeta interessa-se por quase tudo quanto diz respeito à ciência. É leitora do MC de entre muitos outros que costuma acompanhar. Declara-se céptica relativamente ao aquecimento global de efeito antropogénico.

Termina dizendo que «o Inverno está a ser muito duro em algumas regiões e os catastrofistas têm andado muito calados, como é evidente.»

Pode-se acrescentar que as altas pressões poderiam aquecer o ar à superfície se ele não estivesse tão frio. Mas a estabilidade anticiclónica originada pela aglutinação anticiclónica favorece a conservação do frio nas baixas camadas atmosféricas.

A condutibilidade térmica do ar aumenta quando se encontra a uma maior pressão, porque tem maior densidade, maior número de moléculas por unidade de volume, logo maior possibilidade de transmissão da energia cinética de translação das moléculas.

Mas há outro aspecto que merece atenção. Não se trata apenas da condutibilidade do ar à superfície. Também acontece que o próprio solo não tem muita energia para transmitir ao ar por contra-radiação.

O nevoeiro que se instalou durante estes dias tem impedido a passagem da radiação solar e o próprio solo não aquece como poderia aquecer sem nevoeiro.