quarta-feira, agosto 13, 2008

A morte de um sábio



Dia 12 de Agosto de 2008, em Marselha, faleceu o Prof. Marcel Leroux.

Marcel Leroux foi um homem extraordinário, um homem que contribuiu para alterar a forma como pensamos o Mundo. Foi um cientista genial na sua especialidade, a meteorologia e climatologia. Como cientista, mostrava-se sempre insatisfeito e à procura das melhores explicações para os fenómenos que estudava.

O seu lugar na história da Climatologia já está assegurado. Ele foi o grande autor do corte epistemológico que fez avançar o conhecimento, marcando uma ruptura com os conceitos clássicos. Quando na Ciência se dá um salto destes isso significa que ou os conceitos antigos passam a ter uma explicação clara sem ambiguidades ou terão de ser pura e simplesmente abandonados. Todo o legado científico tem o seu lugar na História da Ciência.

Marcel Leroux nasceu em Cartago, na Tunísia, onde realizou os seus primeiros estudos. Filho de bretões, abarcou como que duas nacionalidades. Sempre disponível para ajudar os seus colegas tunisinos e de todo o Mundo. A sua obra ficará como um marco na História da Ciência.
Posted by Picasa