terça-feira, maio 13, 2008

Entrevista com Marlo Lewis, Jr.

A jornalista Helena Oliveira entrevistou o autor do livro A Ficção Científica de Al Gore. A entrevista foi publicada no portal Ver.

Helena Oliveira conduziu a entrevista com muita clarividência ao escolher cinco perguntas com muita pertinência. As respostas de Marlo foram igualmente claras e objectivas.

Salientamos a terceira pergunta-resposta que põe em causa os actores intervenientes no escândalo da atribuição do Nobel da Paz.

«Pergunta:

- Se existem tantas “não-verdades” (ou poderemos mesmo chamar-lhes mentiras?) no UVI de Gore, como foi possível ter conseguido que o “mundo se ajoelhasse a seus pés” e o tenha transformado no mais reconhecido ambientalista dos nossos tempos? E como se explica que, em conjunto com o IPCC, tenha ganho o Nobel, quando existem tantos cientistas que não concordam com este alegado alarmismo?

Resposta:

- Em primeiro lugar, devemos ter em mente que os colaboradores do IPCC incluem cientistas como John Christy que rejeita a visão apocalíptica de Gore no que respeita ao aquecimento global. E o IPCC também não aprova o documentário de Gore na sua totalidade. Na verdade, o IPCC prevê um aumento do nível do mar, para o século XXI, entre 7 a 23 polegadas [17,78 cm a 58,42 cm] – consulte a página 8 do Resumo para os Decisores Políticos do IPCC – o que significa, em média, um aumento de 14 polegadas [35,5 cm], valor este que pode estar igualmente sobreavaliado. E, em qualquer dos casos, os níveis do mar aumentaram tanto como as estimativas do IPCC desde os anos de 1860. Alguém reparou? Alguém se preocupou? Posso dizer-lhe algo que cresceu muito mais rapidamente – os valores das propriedades imobiliárias situadas nas zonas costeiras! O aumento do nível do mar não é a grande e assustadora ameaça que Gore quer fazer parecer. O Comité Nobel deu um e o mesmo prémio ao painel científico que estima um aumento do nível do mar em cerca de 14 polegadas [cerca de 36 centímetros que nem sequer chegam ao joelho] e a um Al Gore que alerta para um possível aumento de 18 pés [cerca de 5,5 metros que são quase a altura de um rés-do-chão e primeiro andar]. Ou seja, podemos afirmar que, tal como Gore, o Comité Nobel opta por uma visão política relativamente ao aquecimento global.»

Está tudo muito claro.