sexta-feira, janeiro 11, 2008

Frio na Ásia Central

Gozámos quase uma semana de bom tempo devido a uma estabilidade anticiclónica, em Portugal. Durante a estabilidade, a componente horizontal do vento reduziu-se a praticamente zero. As eólicas sofreram com a falta do seu fluido motor.

Entretanto, o Instituto de Meteorologia anunciou, em 9 de Janeiro de 2008, que “A Austrália registou em 2007 uma temperatura média do ar 0,67º C acima da média, sendo que 2007 foi o 6º ano mais quente desde 1910, altura em que se iniciam os registos neste País.”.

“Desde 1979, à excepção de 4 anos, que todos os anos são mais quentes que a média do período de referência, sendo que o ano de 2005 foi o mais quente desde que há registos, batendo o anterior máximo de 1988 por 0,25ºC.” – continua a informar o IM.

Acrescenta, “Os registos da OMM [Organização Mundial de Meteorologia], desde 1861, [mostram] que 20 dos 21 anos mais quentes ocorreram desde 1980, naquele que aparenta ser o período mais quente dos últimos 2 mil anos.”.

Gato escondido com rabo de fora, o IM termina dizendo que “O Serviço australiano dos gases de efeito de estufa estima que a Austrália fique cerca de 2ºC mais quente nos próximos 26 anos.”.

O IM não prova nem a relação entre os gases com efeito de estufa (antropogénicos, naturalmente) e as temperaturas na Austrália, ou em qualquer parte do Mundo, nem como foi feita, ou é possível fazer, uma previsão (?) para os próximos 26 anos.

O shift climático de 1975-76 também se fez sentir no Hemisfério Sul. A variação brusca do índice ENSO (El Niño Southern Oscilation), tal como a do NAO (North Atlantic Oscilation) no Hemisfério Norte, prova esse facto.

Mas seria igualmente interessante que o IM publicasse notícias como estas:

- Indeed, Iraq Snow!;

- Heavy snow and bitterly cold weather have caused scores of deaths and major disruption in parts of Iran, Afghanistan, Central Asia and Pakistan.

- In pictures: Snow storms in Iran;

- Heavy Snow Kills Dozens in Asia.

A última referência foi indicada pelo leitor Luis de Sousa, a quem se agradece.

Outro leitor, a quem também se agradece, disse que “O ano começou com muito frio no Irão. Vi ontem o noticiário da BBC World, que reportava uma mínima que atingiu os -25ºC em certos locais do Irão, que está cheio de neve.”.