segunda-feira, janeiro 07, 2008

Ano de 2007

Há quinze dias analisou-se o mês de Novembro de 2007. Segundo algumas bases de dados, foi o mês mais frio desde Janeiro de 2000.

De acordo com as mesmas bases de dados, Dezembro de 2007 ainda foi mais frio. Enquanto naquele mês se verificou uma anomalia de – 0,014 ºC, neste foi de – 0,046 ºC.

Como se sabe, determinam-se várias temperaturas médias globais conforme os instrumentos (termómetros, balões e satélites) e conforme as superfícies.

Os valores anunciados atrás foram medidos por radiómetros montados em satélites. São valores mensais das temperaturas representativas das superfícies dos solos e dos oceanos.

Por outro lado, Roy W. Spencer traçou a Fig. 96 com valores mensais desde 1990 para uma superfície da baixa troposfera situada a 12 quilómetros de altitude. O Pinatubo, em 1991, e o El Niño, em 1997-98, não determinaram qualquer tendência.

Spencer concebe um período de temperaturas estacionárias entre 1990-2000, uma subida das temperaturas entre 2000-2002 e, finalmente, outro período estacionário entre 2002-2007. E a partir de agora? Os próximos meses e anos devem ser interessantes.

Roy Spencer desenhou a faixa vermelha correspondente às projecções do IPCC para se perceber que as temperaturas oscilaram sem qualquer tendência marcada de crescimento.

E, entretanto, a concentração de dióxido de carbono tem crescido, mensalmente, quase-monotonamente. Teve flutuações quase-sinusoidais que seguem o ciclo de carbono durante as estações do ano.

Não se descobre uma correlação evidente entre as duas variáveis, por um lado, a concentração de dióxido de carbono e, por outro, a temperatura.

Finalmente, por curiosidade, as anomalias dos meses finais de 2007 assemelham-se às dos finais de 1991, um ano após o início da contagem das metas de Quioto.

Recorda-se que Roy W. Spencer é o director da equipa do “Advanced Microwave Scanning Radiometer” instalado no satélite Aqua da NASA. A sua dedicação exclusiva está ligada a agências governamentais dos EUA (NASA, NOAA, DOE).