quarta-feira, dezembro 19, 2007

Estação brasileira no Antárctico

O leitor Joaz Praxedes Jr. escreveu-nos: «Sou leitor do Mitos Climáticos e, também, um perscrutador contumaz. Gostaria de lhe informar a respeito de uma série de reportagens, chamada "Brasil na Antártida" demonstrada no Jornal Hoje, da Rede Globo, maior rede de TV do Brasil. »

Continua o leitor: «Achei a série muito bem feita. Mas algumas partes me interessaram e, certamente, você se interessará. No vídeo da Globo (o som não é dos melhores) o repórter Ernesto Paglia solta a seguinte frase:

"Este é o verão mais frio das últimas duas décadas". Há também uma imagem que impressiona: uma mesma região em 2004 comparada com o ano de 2007. No caso, a imagem de 2007 está coberta de gelo, enquanto que a de 2004 não tem gelo nenhum.»

Esta reportagem da Globo contrasta com a desinformação habitual do jornal Público que nas páginas centrais de ontem, dia 18 de Dezembro de 2007, escreve como título de uma fotografia que ocupa todo o espaço disponível (pp. 22 e 23):

«Os cientistas australianos da estação de investigação Casey, na Antárctida, não resistiram a fotografar esta colónia de pinguins-de-Adélia. Que faz do continente gelado a sua casa. Mas o seu habitat está em perigo: algumas zonas da Antárctida estão a aquecer cinco vezes mais rapidamente do que a média do resto do globo, devido ao aquecimento provocado pelo aumento da concentração de gases com efeito de estufa na atmosfera, resultante da actividade humana.»

Continua o Público: «Os pinguins-de-Adélia estão entre os mais ameaçados, diz um relatório do Fundo Mundial para a Conservação da Natureza (WWF, também conhecido por World Wide Fraud), divulgado na semana passada, na conferência das Nações Unidas sobre o clima.»

O Público também enviou a Bali o seu mais sectário jornalista que se especializou a desinformar os leitores sem qualquer escrúpulo. Já agora, podia enviá-lo a visitar a estação do Brasil no Antárctico. Os cientistas brasileiros desmentiriam imediatamente as suas versões apocalípticas que passa para os leitores que ele não respeita.