sexta-feira, dezembro 07, 2007

Árctico e Antárctico

O leitor Luís de Sousa, investigador do IST, escreveu a seguinte mensagem:

«Acabei de ler a sua nota sobre o repentino engrossar da massa de gelo árctico. Esta parece ser a maior escalada desde o início das leituras em 1979.

Simplesmente espectacular. De notar também que o Antárctico se mantém em anomalia positiva há largos meses, algo também nunca antes registado. Parece que o Inverno não acabou ainda para aqueles lados.

Desde o Verão temos tido um padrão meteorológico muito semelhante ao registado em 2004-2005: Verão frio e Outono quente.


Em 2005 o Inverno começou também envergonhado mas veio a acabar com grande violência e a Europa coberta de neve no início de Março.

Até que ponto podemos esperar um Inverno de 2008 semelhante ao de 2005? E até que ponto este repentino engrossar da massa de gelo árctico pode ser um prenúncio?

Grato pelas suas respostas e continuação do precioso trabalho que tem vindo a fazer.»

Não fazemos prognósticos. Mas que há semelhanças, lá isso há. Muitas pessoas confundem o gelo do Árctico propriamente dito (quase-triângulo gelado que se vê na Fig. 88 ), que tem permanecido intacto, com o mar gelado do Árctico que evolui de uma forma quase-sinusoidal entre Março e Setembro.

O mesmo se passa com o Antárctico. Mas aqui a distinção é mais fácil. O gelo do Antárctico destaca-se do seu mar gelado. O leitor tem razão quanto à actual anomalia positiva de quase 2 Mkm2 do Antárctico, como se comprova pela Fig. 93.

No conjunto Árctico e Antárctico as anomalias, praticamente, anulam-se. Esta conclusão pode ser confirmada numa figura do sítio The Cryosphere Today. Em 2006, a anomalia global do mar gelado chegou a apresentar um valor negativo mais pronunciado.

Desde 1979 a anomalia global fixa-se entre – 1 Mkm2 e + 1 Mkm2, a menos alguns picos que roçam valores de 2 Mkm2 positivos e negativos. Ou seja, o mar gelado global manteve praticamente igual desde 1979 até agora.

Finalmente, o Árctico depois de uma recuperação vertiginosa em Novembro de 2007 tem mantido a anomalia durante o mês de Dezembro. Não dá para perceber se em Março de 2008 o mar gelado do Árctico atingirá o mesmo valor de Março de 2007.