quarta-feira, abril 11, 2007

Páscoa gelada

Não falamos da situação na Serra da Estrela que propiciou férias da Páscoa de 2007 na neve, em Portugal, no mês de Abril… Chama-se antes a atenção para a Páscoa gelada, ou Páscoa Branca, que ocorreu nos Estados Unidos da América.

Quando iniciávamos o rascunho desta nota recebemos a mensagem de um leitor que transmitiu a notícia do sítio da web METSUL, de Portalegre, Brasil. As descrições, que transcrevemos a seguir, são acompanhadas de fotografias curiosas.

Começa o METSUL: «Se o Natal de 2006 foi marcado por uma espantosa ocorrência de neve na Austrália em pleno verão (saiba mais), a Páscoa de 2007 transcorreu sob outro evento espantoso do ponto de vista meteorológico.»

Continua este sítio: «Os meteorologistas dos Estados Unidos ainda discutem se foi a Páscoa mais fria que o país já enfrentou com recordes de temperatura mínima e neve em locais onde muito raramente neva no começo da primavera boreal.»

Refere-se a uma notícia com mais de um século: «Em 21 de Abril de 1884, o jornal New York Times publicava uma reportagem sobre o tempo no estado do Texas no dia anterior: "Despachos do News [Galveston News] de todas as partes do estado dão conta de forte chuva e grandes perdas para as lavouras com informações de gelo e neve em diversas localidades".»

Já quanto ao século anterior o METSUL afirma: «No século XX, nevaria apenas duas vezes em Abril no Texas: 1928 e 1938.»

No século actual, o cerne da notícia regista: «A primeira neve no Texas do século XXI começou a cair na noite da Sexta-Feira Santa ([dia] 06) e perdurou no sábado ([dia] 07), o que levou a imprensa local a definir o evento como "White Easter", ou Páscoa Branca, em alusão à famosa expressão White Christmas (Natal Branco). Os bonecos de neve, em muitas casas, observavam o formato de um coelho.»

Finaliza o METSUL: «Os jornais do estado do Texas deram amplo espaço à neve ocorrida tanto sexta como no sábado, comentando com os seus leitores que o clima era mais típico do período de Natal do que da Páscoa. "A natureza trabalha com o seu próprio calendário e não o nosso", disse o meteorologista Andrew Lafavers da emissora KTXS-TV a um jornal local.»

O Árctico e a Gronelândia andam a pregar partidas… Será uma resposta às tontarias que se ouviram, em Paris e Bruxelas, por parte do IPCC, em Fevereiro e Março de 2007? Quando começamos a entender a situação real que a Natureza nos anuncia?

Termina-se por agradecer ao leitor Carlos Miguel que veio facilitar o nosso trabalho e proporcionar o conhecimento de notícias que são eclipsadas pelos media de Portugal.