quarta-feira, abril 04, 2007

Árctico recuperou

A área do mar gelado do Árctico acaba de passar pelo pico anual e começou a retracção cíclica até fins de Outubro próximo. É possível fazer uma avaliação da sua evolução, em termos relativos do valor máximo dos máximos.

A Fig. 82 (Universidade de Bremen) dá indicações de que o pico do Inverno de 2007 se aproximou do máximo da área do mar gelado do Árctico. Em relação ao ano anterior recuperou quase um milhão de quilómetros quadrados (Cryosphere Today).

A escala em percentagem da área do mar gelado, na bela Fig. 82, encontra-se no canto inferior direito. Da cor branca (100 %), à direita da escala, até à cor azul (0 %), à esquerda, existem várias tonalidades em função de uma média de vários anos.

Nessa figura prevalece a cor branca indicativa de uma boa situação no dia 2 de Abril de 2007, pouco tempo depois da passagem pelo pico que deve ter acontecido em meados de Março. Este Inverno apresentou uma situação curiosa.

Ao mesmo tempo verificou-se uma estabilidade anticiclónica vastíssima no espaço (do Atlântico à Rússia) e no tempo (Dezembro 2006 a Janeiro de 2007) e uma atenuação das depressões polares que conduziram ar quente (menos frio) para a região do Árctico.

Daquela estabilidade resultaram temperaturas acima da média e precipitações abaixo da média. Terminou no dia 28 de Janeiro quando a Espanha foi invadida por tempestades de neve que provocaram a queda de alguns flocos em Portugal.

Da atenuação simultânea resultou uma recuperação do mar gelado do Árctico como se pode ver na figura da Cryosphere Today.