sexta-feira, abril 23, 2010

Trenberth não sabe explicar o que está a acontecer

O Prof. Engº Rogério Maestri, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, chamou a atenção do MC para um curioso artigo publicado na revista Science de 16 de Abril de 2010. O autor principal desse artigo é o conhecido cientista Kevin Trenberth.

Trenberth não é um cientista qualquer. Foi o autor do imaginativo esquema do balanço radiativo da Terra. Esquema este que está implícita ou explicitamente considerado nos modelos informáticos do clima que profetizam temperaturas diabólicas para 2100.

Kevin já manifestara incredulidade (confissão feita a Phil Jones apanhada nos e-mails do Climategate) pelo facto de a evolução da temperatura média global não estar a seguir o que os modelos anunciam e o IPCC reproduz sem pestanejar.

Foram pelo menos quinze anos (1979-1994) sem aumento das anomalias daquele índice, o que então pasmou Trenberth. Naquele período, o índice manteve-se estável apesar de a concentração anual do CO2 ter aumentado monotonamente.

Agora, Kevin, vem mostrar incredulidade pelo facto de as temperaturas dos oceanos não obedecerem ao catastrofismo previsto pelos modeladores, à frente dos quais está James Earl Hansen, conhecido pai do hipotético global warming.

Trenberth deu uma conferência de imprensa (muito gosta esta gente de aparecer nos media) a anunciar esta espantosa conclusão que tanto o admirou. Eis o que disse o Prof. Engº Maestri na mensagem enviada ao MC a propósito desta conferência:

Trenberth está muito preocupado pois o projeto ARGO está mostrando que o oceano não está esquentando e ele não sabe para onde está indo a quantidade de calor que os amigos do AGW dizem existir.

É interessante verificar que em vez de confiar nos três mil sensores marinhos ele não sabe para onde a energia está se escondendo. Fantástico, se os dados das observações vão contra a tese, é a observação que está errada!

Este caso pode ser seguido na nota publicada pela UCARUniversity Corporation for Atmsopheric Research. A partir desta nota pode-se ver um curto vídeo da conferência de Kevin Trenberth.

Quando será que estes cientistas se apercebem que a climatologia imaginativa deles não corresponde à realidade? Os modeladores enredaram-se em contradições imaginativas e agora não percebem o que está realmente a acontecer…