quarta-feira, abril 21, 2010

O «aquecimento global» face à vaga de frio (3)

[Tradução da nota de 18 de Janeiro de 2010 publicada por Benoît Rittaud]

(continuação e finalização)

Bom, diremos de novo: a credibilidade de uma teoria científica não se julga desta maneira. Só contam os artigos científicos devidamente publicados nas revistas da especialidade.

Visto que o tempo não é o clima, não devia aparecer em nenhum lado, nessas revistas especializadas, a associação feita entre a canícula de 2003 e o «aquecimento global de origem humana», não é verdade?

E no entanto … não. A «muito séria revista Nature» (segundo a expressão consagrada) publicou, em Dezembro de 2004 um artigo de Peter Stott et al. (*) cuja tradução do título é: “Contribuição humana na vaga de calor de 2003 na Europa”.

Eis alguns fragmentos escolhidos [desse artigo]:

O Verão de 2003 foi provavelmente o mais quente na Europa pelo menos desde o ano 1500 (…). É uma questão mal colocada perguntar se a onda de calor de 2003 foi causada, num sentido determinista simples, por uma modificação das influências externas sobre o clima – por exemplo, o aumento da concentração de gases com efeito de estufa na atmosfera – porque quase não importa qual acontecimento meteorológico deste tipo poderia ter ocorrido por acidente num clima não alterado. No entanto, é possível estimar quanto as actividades humanas têm aumentado o risco de que uma tal vaga de calor se produzisse.

Utilizando como limite a temperatura média estival que foi ultrapassada em 2003, (…) estimamos muito provável (acima de 90 %) que a influência humana pelo menos duplicou o risco das ondas de calor (…)

Concluímos deste estudo sobre as médias decenais das temperaturas estivais que é muito provável que o forçamento antropogénico é responsável por uma fracção significativa do aquecimento observado no Verão europeu.

É possível que tenhamos subestimado a fracção de risco atribuível [às actividades humanas] a uma onda de calor em 2003…

Eis então uma bela convergência científica entre tempo e clima a propósito da onda de calor de 2003. Contudo, sabe-se lá porquê, é difícil imaginar um artigo na Nature cujo título seria “Contribuição humana para a vaga de frio de 2010 no Hemisfério Norte”.

Moralidade:

- Nos dias em que faz frio, culpai o tempo;

- Nos dias em que faz calor, tenham medo do clima.
____________

Obs.: Para apreender os mecanismos de formação, de manutenção e de extinção de uma onda de calor consultar as notas publicadas em Julho de 2008 que foram dedicadas à onda de calor de 2003.