sábado, janeiro 17, 2009

O Árctico invadiu os EUA

Não é apenas na fronteira dos EUA com o Canadá que se tem estado a bater recordes de temperaturas negativas. Os EUA foram invadidos pelo ar vindo do Árctico, através dos nossos conhecidos anticiclones móveis polares.

Sabe-se que, em termos gerais, desde o shift climático de 1975/76, o Árctico ocidental tem arrefecido e o Árctico oriental tem aquecido. O Árctico tem exportado ar frio da região central-ocidental e tem importado ar quente para a oriental.

Um acontecimento notável desta invasão dos EUA pelo Árctico situa-se no Estado de Alabama que se debruça sobre o Golfo do México. Neste Estado as temperaturas são por norma positivas pelo que o frio é uma situação anormalíssima.

Também a Florida, com fronteira para o Golfo e para o Atlântico, se deixou invadir pelo Árctico. Ou seja, os EUA tiritam com frio de norte a sul . Alguns media satirizam com a hipótese de a próxima investidura de Obama poder vir a ser realizada debaixo de frio intenso. Ele que se prepara para lutar contra o aquecimento global…

Aconselham-se os seguintes links para confirmação destas notícias (através deles ainda é possível navegar para outras paragens interessantes): Associated Press; Google News.