sexta-feira, novembro 21, 2008

Comparação das temperaturas

Quando se discute a evolução das temperaturas médias globais, os alarmistas têm uma especial tendência para escolher os dados que melhor convêm aos seus pontos de vista.

Comparemos quatro bases de dados predominantes, actualizadas ao valor de Outubro de 2008. É o que se faz na Fig. 140 onde as linhas finas representam as médias mensais e as cheias as médias móveis de 12 meses.

As curvas a vermelho e a laranja foram estabelecidas pelas bases de dados – termómetros – compiladas pela NASA (Hansen et al.), de origem norte-americana, e pelo Met Office (HadCRU de Jones et al.), com origem no Reino Unido.

As curvas a verde e a azul foram estabelecidas pelas bases de dados do mesmo satélite compiladas pela Universidade de Alabama (Spencer et al.) e Remote Sensor Systems, de origem norte-americana.

Os valores da NASA (Hansen et al.) estão por cima de todos os outros. Os do Met Office (HadCRU de Jones et al.) encontram-se entre aqueles e os dos satélites. Estes situam-se por baixo e sobrepõem-se nas médias móveis (curva a traço cheio).

Todas as médias móveis apresentam oscilações semelhantes a uma espécie de montanha-russa. Igualmente, neste tipo de médias, a evolução mais recente é de decrescimento acentuado das temperaturas para qualquer das quatro bases de dados.

Quem quiser escolher está à vontade. Mas resta uma pergunta: - Qual é a semelhança entre esta realidade e as previsões dos modelos, partindo do princípio de que as emissões e concentrações de dióxido de carbono estão sempre a crescer?

Nota: O traçado destas curvas deve-se ao cientista André Bijkerk.
Fontes: NASA , UAH , RSS , Met Office .