sábado, janeiro 12, 2008

Continua a nevar no Verão argentino

Os argentinos continuam perplexos com as suas temperaturas de Verão. Calor e frio misturam-se por toda a Argentina. A par de temperaturas de 45 ºC nas grandes cidades, registam-se quedas de neve com temperaturas negativas noutras áreas.

Voltou a nevar na estância turística de Bariloche. Agora já em Janeiro, de 2008, no pino do Verão. Com temperaturas abaixo de zero. Os veraneantes, no meio das suas caminhadas pela serra, foram surpreendidos com a queda de neve.

Os Serviços Meteorológicos argentinos explicam (mal) o fenómeno como consequência de massas de ar frio do Pacífico. Mas foram anticiclones móveis polares saídos do Antárctico a causa da queda de neve.

Não há dúvidas que o Antárctico tem arrefecido – e bem! – na zona de nascimento dos AMP austrais. Também foram AMP que causaram o calor na Austrália, contrariamente à insinuação da OMM repetida pelo IM.

É tudo uma questão de interpretação dos resultados. Os crentes no «global warming» encontram gases satânicos (antropogénicos, como o dióxido de carbono, o metano e outros) por todo o lado. Faça chuva ou faça sol, são eles os culpados.

Tanto faz que aconteça na Argentina, na Austrália ou no Iraque. Avança-se com a explicação dos gases e pronto, está dito. Haverá explicação mais simplista? Para quê analisar cartas sinópticas? Interessa olhar para as imagens dos satélites meteorológicos?