domingo, março 05, 2006

Kilimanjaro novamente

A “climate star” Lonnie Thompson continua a contar a sua história das neves do Monte de Kilimanjaro. Agora voltou à televisão americana no dia 3 de Março passado. Repetiu a sua história com projecção de slides.

É oportuno acrescentar a Fig. 44 que regista as anomalias das temperaturas médias anuais à volta do Kilimanjaro entre 1979 e 2004 a partir das observações dos satélites. Conclui-se que houve uma ligeira descida da temperatura. Esta figura foi retirada de uma webpage da responsabilidade do climatologista Patrick J. Michaels.

Como se disse anteriormente, não é este valor médio anual que marca a vida de um glaciar. São, principalmente, as precipitações invernais e as temperaturas estivais (Junho, Julho e Agosto).

Indica-se ainda um link do Spiegel Online com tradução em inglês. O artigo jornalístico também fala na réplica do climatologista americano Doug Hardy. Segundo este, a história mais recente do recuo do Kilimanjaro está associado ao declínio da precipitação. Argumento semelhante têm vários autores do artigo científico de Kaser, G., et al., «Modern Glacier Retreat on Kilimanjaro as Evidence of Climate Change: Observations and Facts» publicado no International Journal of Climatology, 24, 329-339. A tese deste artigo não suporta, nem de perto nem de longe, a história contada pelo «climate star» Lonnie.