terça-feira, setembro 30, 2008

A futurologia do sr. Santos

Afirma o sr. Filipe Duarte Santos que o mundo ficará sem água (potável) em 2025. Exactamente este ano, nem um a mais nem um a menos, uma previsão datada. E logo a seguir corre o Correio da Manhã a estampar tal notícia – a instilação do medo, como se sabe, faz vender jornais.

O dito cujo jornal tem uma secção de comentários na sua edição on-line. Por respeito para com os seus leitores, este editor do MC enviou um para a caixa respectiva. Esforço vão. O Correio da Manhã censurou o comentário. Assim vai a imprensa lusa.

Por falar em Lusa, esta agência noticiosa portuguesa enviou para os jornais mais uma afirmação preciosa do sr. F. D. Santos. Agora, já não é em 2025. Desta vez, o referido sr. declara àquela agência a sua nova descoberta: daqui a 50 anos os Verões passariam a durar seis meses.

Para quem não sabe, a Lusa apresenta o sr. Santos como especialista de alterações climáticas. A responsabilidade da atribuição desta hipotética especialização vem de longe e é dos media em geral.

Se o ridículo matasse haveria muita gente a desaparecer no jornalismo português que estampa acriticamente tais patacoadas.