domingo, março 20, 2005

A mitologia do aquecimento global (2)

O aquecimento global é um tema extremamente confuso, que mistura tudo :

A poluição e o clima - o clima torna-se um álibi para resolver a poluição. A sua evolução futura é apresentada como um postulado e quem colocar dúvidas sobre o aquecimento anunciado fica catalogado como favorável à poluição ou como «louco, mal intencionado ou a soldo da indústria petrolífera». Bem entendido, aqueles que lucram, e não são poucos, do maná ligado ao alarmismo, estão acima de qualquer suspeita!

Os bons sentimentos e os interesses confessados - o planeta está em perigo e é necessário salvá-lo mas, ao mesmo tempo, discute-se os direitos de poluir, com os famosos «direitos de emissão» transaccionáveis. Passamos assim do sentimento de culpabilidade (o homem é o responsável de todos os males) para a atitude ambígua daqueles que defendem interesses individuais ou de grupo.

As suposições e as realidades, as teorias dos modelos e os mecanismos reais, o hipotético clima futuro e a evolução do tempo presente. As previsões são tanto mais gratuitas quanto os prazos são mais longínquos (2100!). Nalguns acontecimentos recentes (vagas de calor, secas, cheias), lobrigam-se sinais da catástrofe anunciada, seleccionam-se as informações, ocultam-se as do frio e retém-se as do calor que, seguramente, não pode deixar de confirmar as previsões dos modelos.

O sensacionalismo e a seriedade científica, a procura do furo jornalístico e a informação devidamente fundamentada, tudo cada vez mais confundido, nomeadamente pelos políticos e/ou pelos media que ajudam à confusão. Mas certos cientistas não melhoram a situação pelas suas declarações despropositadas.

O debate, se ele existe, inscreve-se igualmente, e é isso que faz o seu sucesso, no mito antigo que é o do conhecimento popular acerca do tempo. Cada um tem o seu saber sobre a matéria. Fica-se muitas vezes próximo do pensamento mágico e das discussões do tipo da mesa de café. Não se faz a distinção entre clima e evolução do tempo. Alguns também pretendem aureolar os modelos de mistério como se fossem máquinas de produzir o tempo.